Sábado, 20 de Abril de 2024
Política CPI da Covid

Governador do Amazonas recebe aval do STF para não depor à CPI da Covid

Decisão partiu da ministra Rosa Weber e deve servir para os outros 19 governadores que fizeram pedidos com o mesmo teor

10/06/2021 09h23
Por: Redação
Foto:Bruno Zanardo/ Secom GOVAM
Foto:Bruno Zanardo/ Secom GOVAM

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), conseguiu o aval do Supremo Tribunal Federal (STF) para não depor à CPI da Covid nesta quinta-feira (10). A decisão foi da ministra Rosa Weber e deve servir para os outros 19 governadores, que fizeram pedidos com o mesmo teor.

Mesmo que decida comparecer para prestar depoimento nesta quinta, ele tem direito, por meio de habeas corpus, a se manter calado e não responder questões feitas pelos senadores. O mesmo ocorreu com o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que, apesar da decisão, compareceu para prestar depoimento.

Apesar da decisão em favor de Wilson Lima, Rosa Weber não tomou nenhuma decisão com relação ao pedido apresentado por 19 governadores, mas a medida deve servir para os demais.

No último dia 26, a comissão havia aprovado a convocação dele e de outros oito governadores para explicarem o uso de recursos federais nos estados no combate à pandemia.

Rosa também afirmou que Wilson Lima tem o direito de não ser submetido ao compromisso de dizer a verdade e disse que ele não pode “sofrer constrangimentos físicos ou morais” na CPI, segundo informações da Folha.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mais lidas