E-mail

redacao@baianonews.com.br

WhatsApp

71 99208-9314

gov 06.04 a 05.04
Covid-19

Senador Omar Aziz é eleito presidente da CPI da Covid-19

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição, será o vice-presidente da comissão; Renan Calheiros será o relator dos trabalhos da comissão

27/04/2021 14h31Atualizado há 1 semana
Por: Redação
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado

O ex-governador do Amazonas, o senador Omar Aziz (PSD-AM), foi eleito para presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, conforme acordo da maioria dos integrantes do colegiado. Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição, será o vice-presidente da comissão.

O ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator dos trabalhos da comissão. A definição dos três senadores fez prevalecer o acordo feito pela maioria dos parlamentares da CPI, que reuniu as maiores siglas (MDB, PSD), a oposição e independentes. Aliados do governo tentaram impedir que Renan assumisse a relatoria.

Calheiros, que era cotado para assumir a relatoria desde o início da instalação da comissão, foi impedido de ser indicado no início desta terça-feira, após o senador bolsonarista, Ciro Nogueira (PP-PI), entrar na Justiça com um pedido de liminar, alegando uma suposta irregularidade regimental na escolha de membros.

No entanto, o pedido foi negado pelo presidente da reunião, o senador Otto Alencar (PSD-BA) e a liminar foi derrubada pelo desembargador Francisco de Assis Betti, do Tribunal regional Federal da 1ª Região (TRF-1).