O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, antecipou o julgamento sobre a instalação da CPI do Covid pelo Senado para quarta-feira (14). O caso seria julgado na próxima sessão virtual, que vai de 16 até 26 de abril.
O ministro Luís Roberto Barroso decidiu monocraticamente na última quinta-feira (8) sobre a obrigação da abertura da CPI pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco, mas já havia submetido a decisão para análise do plenário virtual da Corte. Agora, os dez ministros vão julgar em sessão presencial se concordam com a determinação de Barroso.
Além disso, os ministros vão analisar um mandado de Segurança apresentado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) — eles defendem que o presidente do Senado não pode mais postergar o início dos trabalhos, uma vez que a CPI conta com 32 assinaturas, cinco a mais que o necessário para abertura da comissão.
A determinação pode desgastar a imagem política do presidente Jair Bolsonaro, que é criticado pela sua conduta durante a pandemia. Desde que Barroso tomou a decisão, foi criticado pelo presidente em dois momentos distintos.
Política PL lança Rogério Marinho à disputa pela presidência do Senado
Política PSOL trava saída de grupo de Boulos e exige negociação para o PT
Política Senado vota PEC da Segurança nesta semana; proposta envolve redução da maioridade penal
Política Após derrota, Flávio Bolsonaro fala em disputar Presidência novamente antes de 2030
Política Funcionário da Casa Branca organizou jato usado por Flávio Bolsonaro em fuga, diz NYT
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro deixa o Brasil com esposa e filhas e deve pedir asilo político nos EUA