Sexta, 19 de Abril de 2024
Saúde Saúde

Governo federal deixa mais de 50 mil pessoas sem medicamento para doenças autoimunes

Pacientes fazem controle de doenças e utilizam medicamento específico

01/04/2021 16h13
Por: Redação
Foto : Arquivo/Agência Brasil
Foto : Arquivo/Agência Brasil

Pacientes que precisam de tratamento para controlar doenças reumatológicas, dermatológicas e inflamatórias intestinais utilizando adalimumabe, na apresentação de 40 mg/0,4ml, enfrentam desabastecimento no SUS desde o segundo semestre do ano passado. No total, 57.957 enfrentam o problema no Brasil. 

O remédio, com custo alto, é adquirido pelo governo federal e distribuído aos estados, que fazem a dispensação através das farmácias. Também há problemas com a versão pediátrica, de 20 mg, utilizada por cerca de 600 crianças no país.

Para suprir a demanda do primeiro trimestre de 2021 seriam necessárias 173.871 caixas, mas foram enviadas 87.795. O Ministério da Saúde afirma que está esperando a finalização do processo de compra via pregão eletrônico para dar continuidade ao abastecimento da rede —o edital para início do processo de pregão não havia sido publicado até esta segunda-feira (29).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mais lidas