Desta quinta-feira (30)a 15 de junho, equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretária Municipal de Saúde, realizam mutirão de limpeza com bota-fora contra a dengue, com a coleta de materiais inservíveis em diversos bairros de Salvador.
Durante a operação, os moradores terão a oportunidade de descartar corretamente materiais que, por conta do grande volume, não podem ser recolhidos na coleta domiciliar. Aquele fogão velho, madeira, sofá, geladeira sem serventia, por exemplo, serão recolhidos por caminhões da Limpurb durante os dias do bota-fora.
Ao mesmo tempo, a Limpurb vai disponibilizar equipes de educação ambiental que irão de porta em porta conscientizar à população sobre a necessidade e importância do descarte correto dos resíduos.
“O bota-fora é uma operação de grande impacto na limpeza urbana pelo tipo de material que será retirado para impedir a infestação do Aedes aegypti, mas, ao mesmo tempo, precisamos fazer um trabalho de conscientização, que ajude a manter nessas comunidades o hábito do descarte correto no dia a dia”, afirmou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.
De acordo com o titular da Saúde, Luiz Galvão, a mobilização contemplará as localidades prioritárias identificadas no último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegipty (LIRAa). “A escolha desses bairros é por conta do elevado índice de infestação predial apresentado nessas localidades no último LIRAa, realizado em abril desse ano. Vamos intensificar as ações nessas comunidades com o objetivo de reduzir num curto espaço de tempo a infestação do vetor, evitando uma possível epidemia das arboviroses nessas regiões", alertou.
Saúde Check-up anual: especialista explica por que começar o ano priorizando a saúde
Saúde Cuidados com a alimentação e hidratação no verão; confira dicas para aproveitar com saúde
Saúde Especialista destaca cuidados com a pele das crianças durante as férias: proteção solar é prioridade
Saúde Cuidados essenciais com os pets durante o verão; confira
Saúde Janeiro e o “Reset Corporal 2026”: porque nosso corpo pede atenção pós-festas
Saúde Variante K do influenza A não representa risco imediato ao Brasil, avaliam especialistas