A Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) deverá permanecer por 90 dias nos presídios do Amazonas, determinou o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29).
Entre domingo (26) e segunda-feira (27), 55 presos morreram em penitenciárias de Manaus. De acordo com o G1, o primeiro grupo da FTIP chegou ao estado na noite de terça-feira (28), após pedido feito pelo governador Wilson Lima.
Membros da Força Nacional de Segurança Pública atuam no estado desde o massacre ocorrido em 2017, porém a segurança interna das unidades era de responsabilidade do governo estadual.
Conforme a portaria, a força-tarefa enviada ao Amazonas deverá ficar dentro das penitenciárias, em apoio a atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.
Brasil Sorteio da Mega da Virada ocorre em novo horário este ano; confira
Brasil 46 mil presos deixaram prisões na saidinha de Natal em 2025
Brasil Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Brasil PRF reforça fiscalização nas rodovias durante a Operação Natal
Brasil Campanha contra violência e assédio a mulheres passa a ser exibida em aeroportos de todo o país
Brasil Padre Júlio Lancellotti deixa redes sociais e suspende transmissões de missas; entenda o motivo