Segunda, 02 de Fevereiro de 2026
Brasil Bahia

Preços de passagens aéreas subiram mais de 140%, afirma presidente da Alba

Debate, nesta segunda-feira (27), apontou que os preços dispararam na Bahia com a quebra da Avianca

27/05/2019 16h02
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Nelson Leal, presidiu, nesta segunda-feira (27), sessão especial convocada por ele para debater os preços das passagens aéreas. De acordo com o presidente, as tarifas subiram mais de 140%.

“A situação é absurda. A quebra da Avianca Brasil aumentou a concentração em um setor já marcado por poucas opções para os consumidores. E as três companhias aéreas existentes abusam dos preços”, criticou o político.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, exibidos por Nelson Leal, apontam que o preço das passagens aumentaram. “Entre março e abril, na prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), os bilhetes tiveram alta média de 5,54%. Em fevereiro, de 7,54%. Mas, no dia a dia de quem viaja, o impacto é muito maior. O preço médio de alguns trechos, que era de R$ 600, hoje é de R$ 1.400”, destacou o chefe do Legislativo estadual.

Para Leal, os preços cobrados para o transporte aéreo no Brasil, principalmente para quem mora nas regiões Norte e Nordeste, são abusivos. “O mercado é livre, mas a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] tem a obrigação de regular e combater os preços extorsivos”, ressaltou.

Convidados

O debate na Assembleia contou com a presença do senador Jaques Wagner, do deputado federal João Carlos Bacelar – que reuniu assinaturas para a apresentação de uma CPI das Passagens Aéreas no Congresso Nacional –, de deputados estaduais e representantes da Azul Linhas Aéreas, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), da Vinci Airports, que gerencia o Aeroporto de Salvador, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Ministério Público e do Sindicombustíveis Bahia.

O secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, e o diretor-presidente da Anac, José Ricardo Queiroz, foram convidados, mas não compareceram à reunião.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.