Se o corte de 30% do orçamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba) acontecer, a instituição ficará sem fazer o pagamento de despesas básicas dos campi. O bloqueio da verba foi anunciado pelo Ministério da Educação no final do mês de abril.
De acordo com o reitor da Ufba, João Carlos Sales, o corte não era previsto. “Precisamos de suplementação orçamentária. Não precisamos de corte. Essa redução afetará o pagamento de luz, limpeza e água”, afirmou Salles.
Além da Ufba, outras instituições da Educação sofreram bloqueios de verbas. O maior volume das tesouradas do MEC foram em três universidades: Federal da Bahia, a de Brasília e a Federal Fluminense. Ao todo, pelo menos R$ 230 milhões foram contingenciados pela pasta.
Balbúrdia ou democracia?
O reitor rebateu a declaração que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deu ao jornal O Estado de São Paulo, afirmando que as três universidades que tiveram verbas bloqueadas por promoverem “balbúrdia” ou por não terem desempenho acadêmico esperado.
Para João Sales, a Ufba é um espaço de democracia. “A universidade é um espaço de produção de conhecimento, de pesquisa das mais diversas áreas e democracia. Isso não consta para nós como balbúrdia”, afirmou o professor.
Sobre a o desempenho dos alunos da universidade federal baiana, o reitor disse: “Temos indicadores mais positivos e eles têm melhorado muito nos rankings nacionais e internacionais. A universidade tem sido um exemplo”.
Corte nos cargos - Em março, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto para eliminar cargos, funções gratificadas e gratificações na Educação. A tesourada atingiu universidades e institutos federais da Bahia.
Um levantamento do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) mostra que o estado perdeu 792 funções gratificadas, cargos direcionados a servidores de carreira que ficam encarregados de chefiar um setor.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro