A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) registrou, em abril, um novo golpe que vem sendo aplicado via aplicativos de mensagens de texto, como o WhatsApp. De acordo com a estatal, criminosos se passam por funcionários e, durante chamadas de vídeo, solicitam o compartilhamento da tela do aparelho da vítima sob o pretexto de resolver problemas em faturas. A partir de então, os golpistas passam a roubar dados sigilosos, como senhas de banco e códigos de acesso.
Por conta do crescimento no número de golpes, o gerente de relacionamento da Embasa, Ricardo Souza, pede que os baianos redobrem a atenção ao receber mensagens de desconhecidos no celular. “É sempre importante lembrar que a Embasa não realiza atendimentos via chamada de vídeo pelo WhatsApp, nem solicita compartilhamento de tela ou de senhas. Nossos canais oficiais de atendimento estão sempre disponíveis e são os únicos meios seguros para contato com a empresa”, explicou.
Além da chamada de vídeo fraudulenta, o gerente lembra que outro golpe recorrente é o da segunda via de conta emitida a partir de sites ou perfis falsos que simulam os canais da Embasa e um código de barras ou “QR Code” também falso, cujo pagamento vai direto para os golpistas, enfatizando que a atenção aos canais de atendimento oficiais é a principal arma para não cair na armadilha.
BA Governo autoriza construção do campus da UFSB e arena esportiva em Jequié
BA MP recomenda cumprimento da Lei Antibaixaria no Carnaval de Bom Jesus da Lapa
BA Em crise, Correios reabrem programa de demissão voluntária com novidades
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba