O governador Rui Costa disse nesta quarta-feira (16) que novas mudanças na aposentadoria dos servidores estaduais não estão descartadas. Recentemente, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou a subida, de 12% para 14%, na alíquota de contribuição dos funcionários para a Previdência baiana.
De acordo com ele, é necessário esperar como vai ficar a reforma aprovada no Senado para tomar alguma decisão sobre o assunto. A Casa pode incluir no texto estados e municípios.
“Não tenho pleito de incluir estados e municípios. O pleito nosso é de que o Congresso aprove esses sete itens, para que eu tenha capacidade de financiamento de R$ 5 bilhões de déficit de Previdência”, afirmou.
Para o governador, mesmo que os entes sejam inseridos na matéria, o resultado deve ser pouco efetivo para diminuir o déficit previdenciário baiano, estimado em R$ 4,7 bilhões neste ano. Outra medida não descartada é o aumento, novamente, da contribuição dos servidores. Desta vez, o reajuste chegaria 8%.
“Se eu aplicar toda a dureza da possibilidade da lei, se o estado for incluído, posso cobrar mais 8% do servidor. A contribuição previdenciária subir para 22%. Cobrar também do aposentado que ganha menos de R$ 5,8 mil. A gente cobra hoje da parcela salarial que excede isso. Mesmo que eu faça essa coisa mais dura, o máximo que posso conseguir arrecadar é R$ 700, 800 milhões ano. Meu déficit esse ano é de R$ 4,7 bi. A gente tem que se concentrar no essencial, o financiamento desses R$ 4 bi. Não se concentrar na fração, no que vem depois da vírgula.”, defendeu.
Política Comissão de Desenvolvimento Econômico aprova parecer do deputado Zé Neto a marco legal do setor de Distribuição
Política Pesquisa BTG/Nexus: Lula lidera todos os cenários da corrida eleitoral
Política Lula acusa Flávio Bolsonaro de pedir intervenção dos EUA no Pix
Política EUA propõem tarifa extra de 12,5% ao Brasil e outros 59 países após investigação sobre trabalho forçado
Política Lula acusa Flávio Bolsonaro de “trair a pátria” após reunião com Trump nos EUA
Política Alba aprova abono do Fundef para mais de 85 mil servidores da Educação na Bahia