Sexta, 24 de Abril de 2026
Bahia Bahia

Justiça condena 21 por atuarem em organização criminosa; grupo era comandado por detento

De acordo com o MP-BA, os denunciados estavam envolvidos com tráfico de drogas, posse e porte ilegal de armas, homicídios e cooptação de menores de idade

16/07/2019 14h45
Por: Redação
Foto: Reprodução/PNotícias
Foto: Reprodução/PNotícias

Vinte e uma pessoas foram condenadas pela Justiça por formarem organização criminosa que atuava no município de Ilhéus, sul baiano. De acordo com a denúncia, feita pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), entre janeiro e setembro de 2018, os denunciados, atuando em conjunto, praticavam crimes de tráfico de drogas, posse e porte ilegal de armas, homicídios e cooptação de menores de idade. 

A sentença foi proferida no último dia 10. A atuação da organização foi investigada e revelada por meio da Operação Lancôme, deflagrada pelo MP e a Polícia Civil em setembro do ano passado.

Ainda segundo a sentença, o grupo atuava sob o comando de José Alan Conceição Costa Lima, conhecido como “Alan Batom”. De dentro da Penitenciária Lemos de Brito, ele dava “ordens aos demais denunciados, quer determinando que alguns promovessem diretamente o tráfico de drogas, quer solicitando a seus subalternos que guardassem armas ou as transportassem de um local para o outro, ordenando e organizando, ainda, ataques aos integrantes da facção rival”. 

Ele foi condenado a 13 anos e nove meses de prisão em regime fechado. A organização atuava nos bairros de Teotônio Vilela, Alto da Soledade, Alto dos Carilos, Alto Formoso, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Barreira e Couto. 

Os demais condenados foram:

Michele da Silva Gomes: dez anos e três meses de prisão

Matheus de Oliveira Feliz: dez anos e três meses de prisão

Leandro Santos Lima: dez anos e três meses de prisão

Edson Alves dos Santos: dez anos e três meses de prisão

Fábio Ferreira Silva: dez anos e três meses de prisão

Oziel Santos Menezes: dez anos e três meses de prisão

Carlos Alberto Céo dos Santos: dez anos e três meses de prisão

Daniele Gonçalves dos Santos: nove anos e seis meses de prisão

Aldair de Jesus dos Santos: nove anos e seis meses de prisão

André Luan Carvalho e Silva: nove anos e seis meses de prisão

Gabrielle Souza dos Reis: nove anos e seis meses de prisão

Simone Brito da Conceição Gomes: nove anos e seis meses de prisão

Jorlândio Amaral Feliz: nove anos e seis meses de prisão

Fagner Santana dos Santos: nove anos e seis meses de prisão

Michael Gleiton Bispo dos Santos: nove anos e seis meses de prisão

Rafael Santos Brasil: nove anos e seis meses de prisão

Alisson Correia dos Santos: nove anos e seis meses de prisão

Joalisson Lima Santos: nove anos e seis meses de prisão

Jéssica Monteiro Oliveira: a sete anos e seis meses de prisão

Magno dos Santos: quatro anos e seis meses de prisão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários