O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou, nesta terça-feira (7), uma etapa de testes nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições gerais de 2026. Até o dia 15 de julho, 1.089 equipamentos passarão por uma votação simulada na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A ação envolve urnas dos modelos 2013, 2015, 2020 e 2022. Durante a simulação, serão avaliados o desempenho, a estabilidade e a conformidade técnica dos equipamentos, com o objetivo de verificar o funcionamento do sistema eletrônico de votação antes do pleito.
Simulado nacional
A iniciativa integra o 18º Simulado Nacional de Hardware, realizado simultaneamente pelos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país.
Segundo o TRE-BA, a medida faz parte das ações da Justiça Eleitoral para reforçar a transparência, a segurança e a confiabilidade das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2026.
BA Eleições 2026: cerca de 120 mil passagens gratuitas foram emitidas
BA Primeira-dama de Jequié é exonerada após postagem contra eleitores de Lula
Nahia TRE da Bahia revoga prisão de secretário de Transporte de Salvador após retenção de ônibus
Bahia Bahia emite quase 20 mil passagens gratuitas para eleitores
Bahia Governo pode beneficiar 636 mil MEIs na Bahia com perdão de dívidas e aumento do teto
BA Estaduais suspendem aulas devido ao 2º turno das Eleições 2026