O Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, foi reaberto ao público nesta quinta-feira (2), após passar por obras de requalificação realizadas pelo Governo da Bahia. Considerado um dos principais equipamentos culturais do Recôncavo Baiano, o espaço voltou a funcionar com estrutura modernizada para receber artistas, produtores, estudantes e moradores da região.
A cerimônia de entrega reuniu apresentações ligadas à identidade cultural de Santo Amaro, como capoeira, samba de roda, recital da cantora Carol Soares, participação simbólica de Maria Bethânia, show de J. Velloso com Gustavo Carybé e músicos da cidade, além da presença dos Caretas de Acupe. O evento também marcou o descerramento da placa oficial de reabertura.
"Espero que este palco receba muitos artistas consagrados, como Caetano Veloso e Roberto Mendes, mas também pessoas que estão começando a carreira e que poderão surgir a partir de um espaço com essa qualidade. Espero também que as escolas municipais, estaduais e particulares utilizem este teatro, sem qualquer tipo de preconceito", afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Estrutura renovada
A obra teve investimento de R$ 3.341.668,23 na parte civil e no paisagismo. O teatro foi totalmente recuperado e agora conta com foyer, sala de espetáculos com 250 lugares fixos, espaços reservados para Pessoas com Deficiência, camarins e áreas administrativas. A nova estrutura busca garantir mais conforto ao público e melhores condições de trabalho para artistas e equipes técnicas.
O coordenador do teatro, Gleidson Muniz, afirmou que a reabertura devolve à população um espaço preparado para receber uma agenda cultural diversa. Já o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, destacou que a proposta é construir uma programação livre e democrática, com participação da comunidade e integração com instituições de ensino.
Formação e memória cultural
Segundo Bruno Monteiro, o Estado também articula uma parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia para transformar o teatro em um espaço de formação artística e técnica. A ideia é aproximar o equipamento do futuro campus da cultura em Santo Amaro. Para artistas e moradores, a reabertura representa a retomada de um palco importante para preservar a memória, valorizar novos talentos e fortalecer a cultura do Recôncavo.
BA Eleições 2026: cerca de 120 mil passagens gratuitas foram emitidas
BA Primeira-dama de Jequié é exonerada após postagem contra eleitores de Lula
Nahia TRE da Bahia revoga prisão de secretário de Transporte de Salvador após retenção de ônibus
Bahia Bahia emite quase 20 mil passagens gratuitas para eleitores
Bahia Governo pode beneficiar 636 mil MEIs na Bahia com perdão de dívidas e aumento do teto
BA Estaduais suspendem aulas devido ao 2º turno das Eleições 2026