O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas e ventos fortes em 97 municípios da Bahia, incluindo Porto Seguro, Ilhéus e Teixeira de Freitas. O aviso é válido até as 10h desta segunda-feira (12) e abrange cidades de diferentes regiões do estado, como o Centro-Sul Baiano, o Sul Baiano e a Região Metropolitana de Salvador.
A previsão indica volumes de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos com velocidades entre 40 e 60 km/h. Segundo o Inmet, há baixo risco de ocorrências como queda de energia elétrica, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas nas áreas afetadas.
Diante das rajadas de vento, a orientação é evitar abrigo sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
BA TRE da Bahia faz plantão no feriado para regularização do título
BA Mais de 1 milhão de famílias na Bahia perdem gratuidade na conta de luz por falta de cadastro
BA PRF inicia “Operação Dia do Trabalho 2026” e reforça fiscalização nas rodovias da Bahia
BA ALBA aprova reajuste salarial de 5,4% para o magistério
BA Sesab abre processo seletivo com 41 vagas para Salvador e interior da Bahia; saiba mais
Bahia Dia das Mães deve movimentar R$ 15,2 bilhões na Bahia, com alta de 4%