A realização do Furdunço no Carnaval de 2026 foi confirmada para o sábado, dia 7 de fevereiro, no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). A presença do Navio Pirata, trio elétrico da banda BaianaSystem, na data gerou expectativa do público e ajudou a confirmar a mudança no calendário da festa.
O evento, que tradicionalmente antecede o início oficial do Carnaval de Salvador, trocou de data com o Fuzuê. A partir de 2026, o Furdunço passa a acontecer no sábado, enquanto o Fuzuê será realizado no domingo.
A alteração já havia sido anunciada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, no início do ano. Segundo ele, a decisão atendeu a uma demanda do público, motivada principalmente pela grande quantidade de atrações e pela proximidade com os dias úteis.
“São cerca de 60 atrações, o dobro de um dia normal de Carnaval. O Furdunço acabou se tornando o maior dia da festa em número de apresentações. As pessoas pediam para que fosse no sábado, já que na segunda-feira muita gente precisa trabalhar. Isso é ouvir a população”, afirmou o prefeito.
De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, outro fator que pesou na mudança foi o perfil das festas. Enquanto o Furdunço reúne mais trios elétricos e equipamentos de grande porte, o Fuzuê tem caráter mais cultural e familiar, com predominância de atrações de chão, o que facilita sua realização no domingo.
Candeias Candeias: Prefeitura entrega cestas natalinas e garante ceia para mais de 20 mil famílias
BA Reconhecimento Facial da SSP alcança marca de 2 mil foragidos presos em 2025
BA Petróleo e Gás: Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
BA Chuva forte provoca alagamentos em Ituberá, no Baixo Sul da Bahia
BA Jerônimo lamenta assassinato de técnicos de internet e classifica crime como brutal e inaceitável
BA AL-BA aprova empréstimo de R$ 720 milhões ao governo