A realização do Furdunço no Carnaval de 2026 foi confirmada para o sábado, dia 7 de fevereiro, no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). A presença do Navio Pirata, trio elétrico da banda BaianaSystem, na data gerou expectativa do público e ajudou a confirmar a mudança no calendário da festa.
O evento, que tradicionalmente antecede o início oficial do Carnaval de Salvador, trocou de data com o Fuzuê. A partir de 2026, o Furdunço passa a acontecer no sábado, enquanto o Fuzuê será realizado no domingo.
A alteração já havia sido anunciada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, no início do ano. Segundo ele, a decisão atendeu a uma demanda do público, motivada principalmente pela grande quantidade de atrações e pela proximidade com os dias úteis.
“São cerca de 60 atrações, o dobro de um dia normal de Carnaval. O Furdunço acabou se tornando o maior dia da festa em número de apresentações. As pessoas pediam para que fosse no sábado, já que na segunda-feira muita gente precisa trabalhar. Isso é ouvir a população”, afirmou o prefeito.
De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, outro fator que pesou na mudança foi o perfil das festas. Enquanto o Furdunço reúne mais trios elétricos e equipamentos de grande porte, o Fuzuê tem caráter mais cultural e familiar, com predominância de atrações de chão, o que facilita sua realização no domingo.
BA Ao lado de Lula, Jerônimo participa da abertura de escritório da ApexBrasil na Índia
Salvador Aeroporto de Salvador registra maior fluxo de passageiros no carnaval desde 2018
BA Geraldinho assume Governo da Bahia durante viagem internacional de Jerônimo
BA Bruno Reis abre oficialmente o Carnaval e estima R$ 2,6 bilhões na economia
BA Jerônimo faz balanço da sua gestão no governo da Bahia e ressalta parceria com Lula
BA IPVA com desconto de 15% é prorrogado na Bahia