O prefeito de Candeias, Eriton Ramos, participou, na tarde desta segunda-feira (8), da inauguração do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, localizado no Distrito de Caboto, que estava fechado há mais de 20 anos.
Com investimento de quase R$ 42 milhões, o equipamento turístico passou por uma requalificação estrutural e recuperação do acervo.
Durante a cerimônia, o prefeito Eriton Ramos ressaltou que o museu será um marco para a imagem de Candeias no cenário internacional. “Temos muito orgulho de sediar o museu aqui na nossa Caboto, nossa terra, onde aprofundamos nossas raízes e nossa identidade. E, a partir de hoje, tenho certeza de que Candeias será projetada não apenas para a Bahia e para o Brasil, mas também de forma internacional, e tudo isso para contar a história do povo que ajudou a construir o Recôncavo da Bahia”, disse.
As intervenções contemplaram o conjunto arquitetônico colonial, que inclui o casarão histórico, a capela, o engenho de açúcar e um novo atracadouro, que abriu acesso marítimo direto ao museu.
Além disso, o equipamento turístico proporciona aos visitantes receptivo náutico, restaurante, lojas, área para eventos e ambientes destinados a exposições.
Outro atrativo do museu é a nova expografia, que fortalece as narrativas africanas e indígenas. O acervo foi totalmente restaurado e conta com cerca de 200 peças e achados arqueológicos que remetem ao ciclo do açúcar e ao Brasil colonial.
“Vamos intensificar a divulgação de Candeias através da cultura e das suas belezas naturais. Iremos realizar uma programação para estimular que os turistas e, principalmente, os estudantes venham até o museu e conheçam a nossa história”, pontuou o governador Jerônimo Rodrigues.
BA TRE da Bahia faz plantão no feriado para regularização do título
BA Mais de 1 milhão de famílias na Bahia perdem gratuidade na conta de luz por falta de cadastro
BA PRF inicia “Operação Dia do Trabalho 2026” e reforça fiscalização nas rodovias da Bahia
BA ALBA aprova reajuste salarial de 5,4% para o magistério
BA Sesab abre processo seletivo com 41 vagas para Salvador e interior da Bahia; saiba mais
Bahia Dia das Mães deve movimentar R$ 15,2 bilhões na Bahia, com alta de 4%