A atual Avenida Henry Ford, que liga a BA-535 à fábrica de carros elétricos que substituiu a antiga montadora, em Camaçari, poderá passar a se chamar Avenida BYD. A mudança foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta terça-feira (23) e segue agora para apreciação no plenário da Casa.
A proposta está prevista no projeto de lei 25.700/2024, de autoria do deputado Júnior Muniz (PT), e recebeu apoio de parlamentares da base governista e da oposição. Relator do texto, o deputado estadual Tiago Correia (PSDB) afirmou que a alteração reflete melhor a realidade atual da região.
“A Ford não está mais na Bahia. Não faz sentido algum que aquela rodovia permaneça com esse nome”, declarou Correia.
O presidente da CCJ, deputado Robinson Almeida (PT), destacou que a mudança simboliza também o reconhecimento à nova montadora instalada no estado. “Essa é uma homenagem à maior fabricante de carros elétricos do mundo, que implantou sua indústria aqui no Brasil, gerando emprego e desenvolvimento econômico para o país, para a Bahia e para Camaçari” disse.