Os visitantes que desejarem usar para acessar a cidade de Porto Seguro, na Bahia, passarão a pagar uma Taxa de Preservação Ambiental (TPA) a partir de 2026.
O projeto de lei foi sancionado pela Prefeitura neste mês e o valor varia conforme o veículo, podendo chegar a R$90. O objetivo é evitar congestionamentos e garantir organização no trânsito municipal. A gestão do município informou que a arrecadação será destinada para obras de infraestrutura, preservação ambiental e investimentos em mobilidade urbana.
Os principais problemas apontados foram os caravanistas estacionados por até um ano em áreas públicas do Arraial, sem seguir as normativas da categoria; a contribuição desproporcional de condomínios e casas de aluguel e as locadoras nacionais que levam cerca de 10 mil veículos.
Para carga e descarga, o trabalho pode ser feito à noite, caso optem por não pagar o acesso. Os ônibus e vans que já pagavam uma taxa de acesso terão o valor da TPA acrescido.
Confira os valores:
BA Tarifas dos EUA devem atingir apenas 1,8% das exportações do agro baiano, aponta Faeb
BA Jerônimo diz que nova concessionária da BR-324 e BR-116 pode ser definida entre agosto e outubro
Bahia Chá revelação com fogos provoca incêndio em rancho turístico de Vitória da Conquista
Bahia Feira de Santana e Vitória da Conquista concentram número de mortes de motociclistas em rodovias federais
Bahia Uneb abre inscrições para mais de 2,4 mil vagas remanescentes em cursos de graduação
Bahia Jerônimo oficializa mudanças no secretariado da Bahia