Uma idosa de 64 anos foi resgatada de trabalho análogo à escravidão em Itabuna, no sul da Bahia. Ela era explorada pela mesma família há mais de 50 anos, sem salário, sem poder sair de casa e sofrendo maus-tratos. O caso foi descoberto por uma ação da Inspeção do Trabalho, com apoio do Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal.
Além disso, ela é pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas o dinheiro era sacado todo mês pelos patrões, que não repassavam nada. Ela foi encontrada sem dentes e sem cuidados de saúde. A equipe informou que a mulher trabalhava o tempo todo e estava à disposição da família para tudo. Após o resgate, recebeu acolhimento das equipes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Durante a ação, outros imóveis foram fiscalizados. O objetivo era verificar as condições de trabalho de empregadas domésticas e cuidadoras. O MTE não informou quais medidas serão tomadas contra os suspeitos. Denúncias podem ser feitas pelo site do Sistema Ipê ou pelo Disque 100.
BA Governo desapropria área para construção de acessos à Ponte Salvador-Itaparica
BA STF invalida lei da Bahia que limitava sanções do tribunal de contas a gestores públicos
BA Lula inaugura fábrica da BYD na Bahia e reforça defesa da soberania nacional
BA Corpo de Bombeiros atua há mais de 80 dias no combate a incêndios em seis cidades do oeste baiano
BA Candeias: Semana Evangélica terá Samuel Eleotério, Valesca Mayssa, Gabriela Rocha e atrações locais; veja a programação completa
BA Operação Safra Oeste 2025 identifica mais de 200 irregularidades fiscais no transporte de cargas