Quinta, 28 de Agosto de 2025
Bahia BA

Idosa é resgatada de trabalho análogo à escravidão na Bahia; mulher viveu 50 anos de exploração

Mulher vivia sem salário, sofria maus-tratos e era impedida de sair de casa

26/08/2025 10h22
Por: Redação
Idosa é resgatada de trabalho análogo à escravidão na Bahia; mulher viveu 50 anos de exploração

Uma idosa de 64 anos foi resgatada de trabalho análogo à escravidão em Itabuna, no sul da Bahia. Ela era explorada pela mesma família há mais de 50 anos, sem salário, sem poder sair de casa e sofrendo maus-tratos. O caso foi descoberto por uma ação da Inspeção do Trabalho, com apoio do Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal.

Além disso, ela é pensionista do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas o dinheiro era sacado todo mês pelos patrões, que não repassavam nada.  Ela foi encontrada sem dentes e sem cuidados de saúde. A equipe informou que a mulher trabalhava o tempo todo e estava à disposição da família para tudo. Após o resgate, recebeu acolhimento das equipes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Durante a ação, outros imóveis foram fiscalizados. O objetivo era verificar as condições de trabalho de empregadas domésticas e cuidadoras. O MTE não informou quais medidas serão tomadas contra os suspeitos. Denúncias podem ser feitas pelo site do Sistema Ipê ou pelo Disque 100.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
');