Três dias após a Justiça Federal determinar o religamento dos radares eletrônicos presentes nas rodovias federais em todo o país, a Bahia e os outros 25 estados mais o Distrito Federal continuam com os equipamentos desligados. A informação foi confirmada ao bahia.ba, na tarde desta quinta-feira (21), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A interrupção acontece devido à falta de recursos, após o Governo Federal diminuir o repasse destinado ao Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV), responsável por viabilizar o processamento das imagens obtidas pelos equipamentos.
Documentos da Secretaria Nacional de Trânsito, autarquia vinculada ao Ministério dos Transportes, mostram que a verba do PNCV foi reduzida de R$ 364 milhões para R$ 43,36 milhões na Lei Orçamentária de 2025, durante a gestão do Governo Lula.
Questionado pelo bahia.ba sobre o retorno dos radares, a fim de cumprir a decisão da Justiça, o DNIT informou que o órgão segue “em tratativas juntamente com todos os órgãos envolvidos nesta demanda com vistas ao atendimento da decisão judicial”.
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João