Três dias após a Justiça Federal determinar o religamento dos radares eletrônicos presentes nas rodovias federais em todo o país, a Bahia e os outros 25 estados mais o Distrito Federal continuam com os equipamentos desligados. A informação foi confirmada ao bahia.ba, na tarde desta quinta-feira (21), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A interrupção acontece devido à falta de recursos, após o Governo Federal diminuir o repasse destinado ao Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV), responsável por viabilizar o processamento das imagens obtidas pelos equipamentos.
Documentos da Secretaria Nacional de Trânsito, autarquia vinculada ao Ministério dos Transportes, mostram que a verba do PNCV foi reduzida de R$ 364 milhões para R$ 43,36 milhões na Lei Orçamentária de 2025, durante a gestão do Governo Lula.
Questionado pelo bahia.ba sobre o retorno dos radares, a fim de cumprir a decisão da Justiça, o DNIT informou que o órgão segue “em tratativas juntamente com todos os órgãos envolvidos nesta demanda com vistas ao atendimento da decisão judicial”.
BA Eleições 2026: cerca de 120 mil passagens gratuitas foram emitidas
BA Primeira-dama de Jequié é exonerada após postagem contra eleitores de Lula
Nahia TRE da Bahia revoga prisão de secretário de Transporte de Salvador após retenção de ônibus
Bahia Bahia emite quase 20 mil passagens gratuitas para eleitores
Bahia Governo pode beneficiar 636 mil MEIs na Bahia com perdão de dívidas e aumento do teto
BA Estaduais suspendem aulas devido ao 2º turno das Eleições 2026