O Governo da Bahia divulgou nesta semana a lista de selecionados nos programas CNH da Gente e CNH na Escola. A consulta pode ser feita por meio do portal ba.gov.br/comunicacao/cnhdagente/resultado. Nesta primeira etapa, foram disponibilizadas 12 mil vagas gratuitas para o processo de habilitação nas categorias A ou B.
Do total, duas mil vagas foram reservadas a estudantes do ensino médio da rede estadual, cinco mil a alunos maiores de 18 anos inscritos no Bolsa Presença, mil ao programa Bahia pela Paz, 50 para famílias afetadas pela explosão em Santo Antônio de Jesus e outras 3.950 a pessoas cadastradas no CadÚnico.
Os contemplados também serão avisados pelo WhatsApp, no número fornecido durante a inscrição. Segundo o Detran-BA, os critérios de seleção seguiram os editais oficiais e foram apresentados na segunda-feira (21) ao Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Auditoria Geral do Estado, como parte do compromisso com a transparência na execução das políticas públicas.
Essa é a primeira rodada de seleção dos programas, e o governo já estuda a ampliação da iniciativa. Um dado levantado pelas equipes intersetoriais mostra que cerca de 70% dos selecionados são mulheres, o que reforça o alcance social da ação.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a relevância da iniciativa: “A Bahia já está implementando uma política pública que virou lei federal e será expandida para todo o país. São 12 mil vagas nesta etapa e trabalhamos para ampliar ainda mais o programa. Estamos falando de geração de emprego, dignidade e um trânsito mais seguro”, afirmou.
A execução do projeto envolve, além do Detran-BA, as secretarias da Educação (SEC), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
Para o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, a formação gratuita de condutores vai além do benefício individual: “É um processo democrático e educativo. Estamos preparando cidadãos que, além de acessarem novas oportunidades no mercado de trabalho, serão multiplicadores de boas práticas no trânsito.”