Mais de 55,7 mil aposentados e pensionistas na Bahia já aderiram ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos realizados pelo INSS. O estado é o terceiro do país com mais adesões, atrás apenas de São Paulo (114.599) e Minas Gerais (57.318). No total, mais de 582 mil acordos foram firmados em todo o Brasil até agora.
Os valores serão pagos integralmente, com correção pela inflação, na mesma conta onde o beneficiário recebe o pagamento do INSS. Os depósitos começam a ser feitos no dia 24 de julho, seguindo a ordem de adesão.
A iniciativa é destinada a beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 por parte de instituições conveniadas e que contestaram os valores sem obter resposta em até 15 dias úteis. Segundo o governo federal, mais de 3,2 milhões de pedidos já ultrapassaram esse prazo, envolvendo cerca de 1,9 milhão de pessoas — já que uma mesma pessoa pode ter feito mais de uma contestação.
Estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul também registraram alta taxa de adesão, com percentuais acima de 31%.
A adesão ao acordo é gratuita e pode ser feita até, pelo menos, 14 de novembro de 2025, prazo que poderá ser prorrogado. Os canais disponíveis para consulta e contestação são o aplicativo Meu INSS (disponível em site e app), agências dos Correios e a Central 135 — que atende para consultas, mas não realiza a adesão.
Como aderir ao acordo pelo Meu INSS:
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João