O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instaurou um procedimento para apurar denúncias de grilagem de terras e irregularidades em registros cartoriais envolvendo a Fazenda Casa Velha, localizada em Iuiú, no interior da Bahia. A investigação foi aberta após denúncia de um espólio que alega ser o verdadeiro proprietário do imóvel, com registros no Cartório de Registro de Imóveis de Guanambi.
Segundo os denunciantes, a área estaria sendo ocupada de forma indevida. Eles afirmam, em ação judicial, serem donos de cinco imóveis rurais que formam a Fazenda Terra Dourada, registrada no Cartório de Malhada. A disputa surgiu por causa da sobreposição de matrículas e possíveis fraudes nos registros das propriedades.
A Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi notificada para investigar o caso. Inicialmente, concentrou a apuração no Cartório de Guanambi, único sob sua jurisdição direta, e determinou que o registrador da unidade se manifeste em até dez dias.
Nos demais cartórios citados na denúncia — Itapetinga, Malhada, Palmas de Monte Alto, Carinhanha e Iuiú — a apuração ficará a cargo da Corregedoria das Comarcas do Interior, que foi comunicada para instaurar procedimentos específicos.
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João