O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou nesta terça-feira, 15, um pacote de projetos encaminhados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que prevê a criação de uma Central de Cálculos Judiciais Fazendários a cargos comissionados de Assistente Técnico de Juiz.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta manhã, quase um mês após a aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no dia 17 de junho, última sessão antes do recesso parlamentar.
As propostas foram alvos de intensos protestos no Legislativo, antes e durante a apreciação dos deputados. Em maio, a sessão que analisaria a matéria foi suspensa após a invasão de manifestantes ao plenário da Casa.
Entenda os projetos
O objetivo da Central é atender às unidades judiciais de 1° Grau na elaboração ou revisão de cálculos em execuções e cumprimentos de sentença contra a Fazenda Pública.
A nova estrutura terá 21 novos cargos, sendo 20 Analistas Judiciários, com salários em torno de R$ 10,5 mil; e um Coordenador, com vencimento de R$ 14,5 mil.
Outro projeto sancionado hoje prevê a reestruturação das corregedorias do Poder Judiciário, separando as funções entre o foro judicial e o foro extrajudicial. A proposta transforma a Corregedoria das Comarcas do Interior na Corregedoria do Foro Extrajudicial, que será responsável pela fiscalização das serventias extrajudiciais na Bahia. Com isso, a Corregedoria-Geral da Justiça concentrará sua jurisdição sobre todo o serviço judiciário de primeira instância.
Outra proposta que beneficiará os magistrados diz respeito a criação de um novo cargo comissionado de Assistente Técnico de Juiz. A novidade atenderá aos juízes do primeiro grau.
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João