A Bahia registrou um salto expressivo no número de cirurgias de redução de mama realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2025. Até o dia 7 de julho, já foram feitas 519 mamoplastias redutoras, representando um aumento de 47,44% em relação ao total de 2024, quando foram contabilizadas 352 cirurgias desse tipo.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o crescimento reflete a ampliação do acesso a cirurgias especializadas para mulheres com hipertrofia mamária. O objetivo é garantir um atendimento resolutivo e aliviar sintomas como dores nas costas, nos ombros e no pescoço, além de melhorar postura, mobilidade e autoestima.
Um dos principais fatores para o avanço foi a inclusão da mamoplastia redutora no Programa Saúde Mais Perto, a partir de março. O programa estadual atende mulheres com gigantomastia que tenham índice de massa corporal (IMC) inferior a 30, como forma de garantir maior segurança nos procedimentos.
Para acessar o serviço, é necessário ter indicação médica e estar cadastrada no Sistema Lista Única, via Secretaria Municipal de Saúde. No momento do cadastro, são exigidos RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e a requisição cirúrgica.
O procedimento está disponível em unidades de Salvador, Feira de Santana, Brumado, Nazaré, Porto Seguro, Camaçari e outras cidades da Bahia. Entre os hospitais que realizam a cirurgia estão a Maternidade Maria da Conceição de Jesus, o Hospital Estadual da Mulher, o Hospital 2 de Julho e o Hospital Aristides Maltez.
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João