O tarifaço de 50% anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra os produtos brasileiros pode afetar setores estratégicos da economia baiana, como o cacau, os óleos combustíveis e a produção de pneus. O contexto foi revelado ao bahia.ba pelo diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio Ferreira.
Apesar dessas preocupações, o diretor da SEI garantiu que não há motivo para pânico.
“Não vamos fazer alarmismo. Acreditamos que essa medida vai chegar à Bahia como uma onda fraca, distante do que está sendo anunciado. O importante agora é proteger os baianos, as arrecadações de ICMS e a economia regional com base em dados concretos”, avaliou Acácio, em entrevista ao bahia.ba.
Governo já trabalha para mitigar efeitos do tarifaço
Para o diretor da SEI, o impacto não deve ser generalizado. Questionado se o governador Jerônimo Rodrigues (PT) solicitou alguma nota técnica sobre o tarifaço, Ferreira afirmou que o governo estadual já iniciou a elaboração de estudos técnicos para mitigar os efeitos da medida.
“Os principais produtos exportados aos Estados Unidos pela Bahia são cacau e derivados, incluindo o produto acabado, óleos [combustíveis] e pneus. Esses setores merecem atenção especial. O governador está atento a isso e solicitou imediatamente uma nota técnica à SEI para embasar decisões com evidência científica”, disse.
O diretor ponderou que os EUA não são o principal destino das exportações baianas (China e Singapura estão à frente), mas alertou para o risco de descontinuidade em cadeias produtivas devido à dependência de importações.
“A Bahia importa mais dos Estados Unidos do que exporta. Isso inclui maquinários, que são essenciais para cadeias de suprimento no estado. O impacto pode ser sentido em setores que dependem dessas peças e equipamentos”, afirmou Acácio.
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João