A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (9) uma sessão solene em homenagem aos 202 anos da Independência da Bahia. O evento reuniu autoridades como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Fonseca, e parlamentares da bancada baiana.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que o povo foi excluído da independência do Brasil. “A gente não vê o povo indígena, os artesãos, os agricultores, os camponeses. A gente não vê o povo negro e, muito menos, a gente não vê as mulheres na luta. Portanto, nós temos que ter muita paciência e temos que ter muita inteligência, para que a gente possa construir a ocupação da independência do Brasil com a serenidade que o tempo e o tema exige. Não existe outro caminho, se não for pela via da educação”, afirmou.
A cerimônia foi proposta pela deputada Alice Portugal (PCdoB), autora da lei que elevou o 2 de Julho a data histórica nacional, que reforçou a importância do povo baiano na independência. “E não é uma coisa pequena, é um exército formado por 10 mil pessoas. Do outro lado um exército também formado de 10 mil soldados profissionalizados", disse a deputada. "E a guerra leva pouco mais de um ano. Portanto, uma luta armada com mortes dos dois lados para efetivamente dizer que este país era uma nação independente”, concluiu Lídice da Mata.
A data de 2 de julho é feriado estadual na Bahia, com desfiles, cerimônias religiosas e culturais, e a participação dos símbolos da resistência baiana, o Caboclo e a Cabocla. Durante cerimônia em Salvador (BA) pelos 202 anos da Independência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacou o papel decisivo do povo na luta pela libertação do Brasil.
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João