O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será candidato à reeleição nas eleições de 2026. Em entrevista ao Estúdio i, da Globonews, ele reforçou que a sigla petista continuará liderando o projeto de sucessão no país.
“Para 2026 o Lula é candidatíssimo. Eventualmente, nós temos um ano e meio de governo pra resolver todas essas questões, enfrentar essas questões, procurar avançar essas questões”, afirmou Dirceu, que acrescentou: “O sucessor do Lula é o PT”.
Nomes do PT para o futuro
Ao falar sobre o cenário político a partir de 2030, o ex-ministro citou alguns quadros da legenda que, segundo ele, podem surgir como futuros presidenciáveis.
Entre os nomes mencionados estão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Educação, Camilo Santana; e o senador Jaques Wagner.
Avaliação sobre os concorrentes da direita
Dirceu também analisou o provável cenário da oposição. Para ele, a direita deve tentar se unificar em torno de um nome único para enfrentar Lula nas urnas, com Tarcísio de Freitas (Republicanos) despontando como principal candidato.
“Tudo indica que os partidos de direita vão buscar um candidato único, se o Bolsonaro permitir, que seria o Tarcísio de Freitas. Mas o Tarcísio não é invencível”, afirmou.
O ex-ministro ainda fez críticas a uma eventual aliança de Tarcísio com o bolsonarismo. Segundo ele, essa união pode afastar setores mais moderados da direita devido à pauta política defendida pelos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).