Após a primeira-dama Janja xingar o bilionário Elon Musk durante um dos eventos paralelos ao G20, no Rio de Janeiro, a oposição na Câmara quer que o Itamaraty crie regras para a atuação de figuras “simbólicas”. Na segunda-feira (18), o deputado Evair de Melo (PP-ES) registrou uma indicação ao chanceler Mauro Vieira pedindo “protocolos claros e rigorosos” às primeiras-damas.
“Malgrado a primeira-dama não exerça cargo público formal, sua posição e atuação em eventos internacionais inevitavelmente carregam peso simbólico, sendo interpretadas como reflexo das diretrizes do governo brasileiro. A conduta leviana evidenciada não apenas desrespeita o decoro esperado de um representante de nossa República, mas também expõe a inidoneidade e falhas estruturais na organização e orientação de membros simbólicos que integram eventos de alta relevância internacional”, diz o deputado.
As sugestões enviadas ao chanceler contemplam orientações sobre conduta e linguagem, treinamento básico às primeiras-damas sobre relações internacionais e supervisão da Secretaria de Comunicação sobre discursos.