O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta segunda-feira (18), o primeiro dia da Cúpula de Líderes do G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana.
Em seu discurso, Lula criticou o alto investimento em guerras, enquanto a fome segue como um problema global negligenciado, e destacou que o planeta está em declínio. “O mundo está pior. Temos o maior número de conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial. Os fenômenos climáticos extremos mostram seus efeitos devastadores em todos os cantos do planeta”, afirmou o presidente.
Lula destacou que o principal objetivo do Brasil à frente do G20 é o combate à fome. Nesse contexto, o mandatário brasileiro realizou o lançamento da Aliança Global Contra a Fome. “É muito importante o que vamos decidir aqui, e eu tenho certeza de que se assumirmos a responsabilidade no combate à pobreza, podemos ter sucesso em pouco tempo”, declarou.
Brasil Sorteio da Mega da Virada ocorre em novo horário este ano; confira
Brasil 46 mil presos deixaram prisões na saidinha de Natal em 2025
Brasil Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Brasil PRF reforça fiscalização nas rodovias durante a Operação Natal
Brasil Campanha contra violência e assédio a mulheres passa a ser exibida em aeroportos de todo o país
Brasil Padre Júlio Lancellotti deixa redes sociais e suspende transmissões de missas; entenda o motivo