O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou o apagão que afetou a cidade de São Paulo, na última sexta-feira (11), com as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no início do ano. Em discurso, durante evento na zona oeste de São Paulo nesta sexta-feira (18), o chefe do Palácio do Planalto, disse que seu governo irá “fazer pela cidade de São Paulo o mesmo que nós fizemos pelo Rio Grande do Sul”, prometendo o estabelecimento de linha de crédito para os atingidos pela queda de energia. A informação é de uma matéria do Metrópoles.
Seguindo no tema do apagão, o mandatário do país disse, ainda, que não quer saber de quem é a culpa, “mas quem é que vai encontrar a solução, e nós vamos encontrar a solução”. A declaração aconteceu durante o lançamento do programa Acredita no Primeiro Passo, uma iniciativa do governo federal que oferece uma série de linhas de crédito para pequenos empreendedores. A iniciativa também inclui um sistema de renegociação de dívidas.
O Metrópoles aponta que além de Lula, estavam presentes nomes do governo, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB); o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSDB); o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT); o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT); e o secretário de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha (PT). Também participaram o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante (PT); o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara (sem partido); a presidente do Banco do Brasil, Taciana Medeiros; e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes.
Política BN/Seculus: Eriton Ramos tem gestão aprovada por 68% da população de Candeias
Política Heleno deixa regime fechado e passa a cumprir prisão domiciliar
Política Lula prepara ato no Planalto para relembrar invasão de 8 de janeiro
Política Rui Costa e Fernando Haddad preparam saída dos ministérios em 2026
Política Lula diz que avaliará veto caso Senado aprove redução de pena de Bolsonaro
Política Em sessão na Assembleia, deputados aprovam mudanças no Planserv