De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a crise na saúde pública de Feira de Santana é uma realidade que se arrasta há anos, acentuada pela atual gestão municipal. Cerca de 70% das gestantes no município não conseguem realizar as sete consultas de pré-natal recomendadas antes do parto, e as taxas de vacinação infantil estão muito abaixo da meta de 95%, conforme apontam os dados do Ministério da Saúde.
A titular da Sesab, Roberta Santana, aponta que, além da baixa cobertura vacinal, o município enfrenta outro desafio grave: a falta de um hospital municipal para atender a população. “Hoje, 100% dos pacientes que necessitam de internação de média e alta complexidade são atendidos pelo Estado, já que a cidade não conta com uma estrutura própria para esse fim”, afirma a responsável pela pasta da saúde da Bahia.
Ainda segundo Roberta Santana, mais preocupante é o fato de que mais de 60% dos casos pediátricos e 85% dos adultos poderiam ser resolvidos nas unidades básicas de saúde, se não fosse a falta de médicos, o que força a população a buscar atendimento nas emergências. A situação é ainda mais grave quando se analisam os índices de vacinação infantil.
“Exemplos preocupantes incluem a vacina BCG, que previne contra as formas graves da tuberculose e tem cobertura de apenas 64,85%. Isso sem falar das vacinas contra a Poliomielite, Covid-19, Pentavalente, Hepatite B, Rotavírus Humano, dentre outras que estão longe da meta de 95%, mostrando que o município falha em proteger suas crianças contra doenças graves”, acrescenta a secretária.
A titular da Sesab também destaca que esse cenário não é recente e que o problema na saúde pública de Feira de Santana ‘se intensificou ao longo dos anos, com ex-prefeitos deixando lacunas significativas na área’.
Feira de Santana Justiça condena família a pagar mais de R$ 1 milhão por manter mulher em condições análogas à escravidão por 42 anos
Feira de Santana Tecnologia revoluciona acesso a shows e grandes eventos em Feira de Santana
Feira de Santana TRF1 mantém decisão que absolve José Ronaldo em caso de improbidade administrativa
Feira de Santana Estado cede terreno para construção de policlínica em Feira de Santana
BA Candeias: Centro POP realiza palestra educativa sobre prevenção de hepatites virais para pessoas em situação de rua