O presidente Joe Biden anunciou neste domingo (14) uma revisão independente dos protocolos de segurança relacionados ao atentado a tiros contra Donald Trump durante um comício no sábado (13). Biden, que é adversário de Trump nas eleições deste ano, enfatizou a necessidade de determinar exatamente o que ocorreu e compartilhar as conclusões com o público americano.
Em declarações na Casa Branca, Biden também instruiu o Serviço Secreto dos EUA a revisar as medidas de segurança previstas para a Convenção Nacional do Partido Republicano, que começa nesta segunda-feira em Milwaukee, Wisconsin. O presidente reiterou seu compromisso em garantir recursos e medidas adequadas para proteger a segurança de Trump.
As medidas de revisão ocorrem em meio a críticas ao Serviço Secreto por supostas falhas que permitiram o ataque ao ex-presidente. O órgão é responsável pela avaliação prévia de segurança e pela coordenação com outras agências, como as polícias estadual e local.
Durante o comício na Pensilvânia, Trump foi ferido na orelha por tiros disparados por Thomas Matthew Crooks, que foi morto no local. Um espectador de 50 anos também morreu, e outras duas pessoas ficaram gravemente feridas. Biden enfatizou a necessidade de união nacional e condenou veementemente qualquer forma de violência política, pedindo que o FBI conduza a investigação sobre o incidente sem especulações precipitadas.
Internacional Duas pessoas morrem durante festa por classificação do México na Copa
Mundo Número de desaparecidos após terremotos na Venezuela passa de 50 mil
Mundo Trump anuncia cessar-fogo de 10 dias entre Israel e Líbano
Mundo Trump ataca Papa Leão XIV e posta foto vestido de Jesus: ‘Não faz bom trabalho’
Mundo Orbán admite derrota e oposição deve assumir maioria no Parlamento de Hungria
Mundo Irã enfrenta mais de 100 horas sem internet, diz entidade