O projeto de lei de Regulamentação do Trabalho por Aplicativos de Transporte de Pessoas vai ser assinado e enviado pelo presidente Lula (PT) ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (4). A matéria propõe uma remuneração mínima e contribuição previdenciária para os motoristas de aplicativos.
Às 15h, no Palácio do Planalto, acontece a cerimônia de assinatura da mensagem que será enviada ao Congresso com o projeto. Estarão presentes o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, presidentes de sindicatos e associações de motoristas, além de representantes das empresas.
O consenso entre o governo e as empresas foi alcançado após 10 meses de negociação. Mas, por enquanto, o acordo vale apenas para os aplicativos de “quatro rodas”, como Uber e 99. Serviços de entregas, como iFood e Rappi, ainda não são contemplados.
Apesar de propor remuneração mínima e contribuição ao INSS, o projeto não prevê um vínculo formal de trabalho. A proposta é que os motoristas recebam pelo menos R$ 8,02 por hora trabalhada. quanto ao INSS, as empresas devem pagar uma alíquota de 20%, enquanto os trabalhadores arcam com os 7,5% complementares.
Brasil Tempo para adquirir CNH diminui em 30% e busca por primeira habilitação triplica, diz governo
Brasil TSE começa a julgar registros de candidaturas à Presidência nesta segunda-feira
Brasil Oi tem falência decretada após Justiça do Rio de Janeiro suspender recuperação judicial
Brasil INSS oferece 800 vagas para avaliação social do BPC neste fim de semana em Salvador
Brasil Bancários aprovam paralisação nacional de 24 horas na quinta-feira
Brasil Polícia identifica grupo que planejava ataques a políticos e prédios públicos em Brasília