Quarta, 17 de Abril de 2024
Bahia BA

Ônibus de empresa de turismo que tombou na Bahia não tinha liberação para viagem

No entanto, o ônibus que se envolveu no acidente tinha placa PJN9323. A Agerba informou que após uma análise preliminar, acredita que o veículo tenha sido trocado.

23/02/2024 12h11
Por: Redação
Ônibus de empresa de turismo que tombou na Bahia não tinha liberação para viagem

O ônibus que tombou na BA-670, entre as cidades de Itapetinga e Potiraguá, no sudoeste da Bahia, deixando cinco pessoas mortas e 37 feridas, não tinha licença expedida pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) para a viagem.

Segundo a Agerba, a lista de passageiros encontrada no veículo que se envolveu no acidente confere com a informada à agência reguladora para o ônibus de placa JST9493, para o qual foi expedida licença de viagem com itinerário de Barra do Choça x Porto Seguro, na quarta-feira, 21.

No entanto, o ônibus que se envolveu no acidente tinha placa PJN9323. A Agerba informou que após uma análise preliminar, acredita que o veículo tenha sido trocado.

A Agerba afirmou ainda que expediu licenças de viagens para oito ônibus da empresa Novo Horizonte, mas nenhuma dessas para o veículo envolvido no acidente.

Questionada sobre a falta da licença, a empresa Novo Horizonte afirmou que como o ônibus apresentado na licença não apresentou os requisitos para realizar a viagem, providenciou um veículo aprovado em “inspeção técnica de empresa independente, que atestou as condições mecânicas adequadas e regulares do ônibus”.

A empresa Novo Horizonte informou ainda que embora as causas do acidente estejam em apuração, “não há indício que aponte para falha mecânica, mas sim às más condições de sinalização agravada pela forte chuva”.

O acidente

Conforme apuração da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região, o coletivo fazia o transporte de 46 passageiros e seguia de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste baiano, para Porto Seguro, no extremo sul do estado.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) da região, o veículo tombou pouco antes da ponte do rio Pardo e foi parar às margens do rio. No entanto, não há detalhes do que teria causado o acidente.

Por volta das 8h desta quinta, as vítimas ainda estavam sendo socorridas e encaminhadas para hospitais de Potiraguá e Itapetinga. Duas retroescavadeiras foram utilizadas para facilitar o acesso ao ônibus.

Equipes de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar e da PRE estiveram presentes no local.

Além disso, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para identificação das vítimas e demais procedimentos legais.

Por G1

Foto: reprodução/TV Sudoeste

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.