Em visita ao Brasil, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quarta-feira (7) que o surto de dengue registrado no país faz parte de um grande aumento de casos da doença em escala global. Segundo ele, foram relatados, ao longo de 2023, 500 milhões de casos e mais de 5 mil mortes em cerca de 80 países de todas as regiões, exceto a Europa.
Durante a cerimônia de lançamento do programa Brasil Saudável, Tedros lembrou que o fenômeno El Niño, associado ao aumento das temperaturas globais, vem contribuindo para o aumento de casos de dengue no Brasil e no mundo. O diretor-geral da OMS comentou ainda a vacinação contra a doença e disse que o país tem uma capacidade gigantesca de produção de insumos desse tipo.
“O Brasil está fazendo seu melhor. Os esforços são em interromper a transmissão e em melhorar o controle da doença”, disse. “Temos a vacina e isso pode ser usado como uma das ferramentas de combate”, completou.
Saúde Autismo na vida adulta: psicóloga explica como o diagnóstico tardio afeta emoções e relações
Saúde Está com virose? Saiba o que fazer antes de procurar a UPA
Saúde Sesab amplia público-alvo e prorroga inscrições para curso sobre equidade na saúde
Saúde Terapia Ocupacional ajuda adultos com autismo a adaptarem à rotina e melhorarem a qualidade de vida
Saúde Exercício físico pode proteger o cérebro contra o Alzheimer, afirma especialista
Saúde Envelhecer com saúde e autonomia: veja o papel da fisioterapia pélvica na vida da mulher