Quarta, 12 de Junho de 2024
Saúde saúde

Novembro Azul: a prevenção e a saúde do homem em foco

Neste período, muitas campanhas e palestras são realizadas com enfoque educativo para encorajar os homens a fazerem exames de forma regular, desfazendo tabus e incentivando uma vida saudável.

03/11/2023 17h30 Atualizada há 7 meses
Por: Redação
Novembro Azul: a prevenção e a saúde do homem em foco

O mês de novembro ganha a cor azul para promover a conscientização da população masculina quanto à importância da prevenção de doenças e os cuidados com a saúde, especialmente sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Neste período, muitas campanhas e palestras são realizadas com enfoque educativo para encorajar os homens a fazerem exames de forma regular, desfazendo tabus e incentivando uma vida saudável.

De acordo com Jayane Carneiro, coordenadora do curso de enfermagem da Estácio em Feira de Santana, o câncer de próstata é uma das grandes causas de morte entre os homens e por isso o Novembro Azul destaca essa importância do diagnóstico precoce por aumentar a chance de cura. Além disso, ela destaca outros problemas de saúde que mais afetam os homens.

“As doenças que atingem os homens são problemas cardíacos, obesidade, que pode levar a uma série de outras doenças, diabetes, doenças respiratórias devido ao tabagismo, problemas de saúde mental pela falta de escuta e fala. Além disso, podemos destacar também as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), que tem como forma de prevenção o uso de preservativos e exames regulares. A grande questão é que parece que temos apenas um mês para tratar de tudo o que os homens precisam, sendo que deve ser uma prática regular durante toda a vida”, alertou.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, a profissional destaca que há exames que precisam ser realizados com frequência, a exemplo de exame de sangue completo, que avalia a saúde geral, níveis de glicemia, colesterol e contagem sanguínea; aferição de pressão arterial; exame de próstata (PSA), que ajuda a detectar problemas na próstata, recomendado para homens a partir de 50 anos ou mais cedo a depender do histórico familiar, além de exame odontológico, testes rápidos, exame de visão e audição. 

Jayana ainda fala sobre o papel da enfermagem nos cuidados com a saúde do homem. “A enfermagem desempenha um papel crucial na saúde como um todo com funções como educação em saúde, onde fornecemos informações essenciais incluindo prevenção, hábitos saudáveis, orientação de exames; trabalhamos também com a realização de exames, apoio emocional, aconselhamento através do planejamento familiar, prevenção de IST's, gestão de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, reabilitação de lesões e cirurgias, além de promoção de vida mais saudável”, destacou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.