Domingo, 28 de Abril de 2024
Internacional Mundo

Daniel Noboa derrota Luisa González no 2º turno e é o novo presidente do Equador

Herdeiro de bilionário, Noboa se tornou o presidente mais jovem do país

16/10/2023 10h18
Por: Redação
Daniel Noboa derrota Luisa González no 2º turno e é o novo presidente do Equador

Daniel Noboa, 35 anos, foi eleito presidente do Equador neste domingo (15) com 52% dos votos. Ele disputou o segundo turno com Luisa González, aliada do ex-presidente Rafael Correa.

Noboa é o presidente mais jovem do país. Liberal, ele é ex-deputado de centro-direita e filho do "magnata das bananas" Álvaro Noboa, empresário e político que já tentou concorrer ao cargo cinco vezes, três delas contra Correa.

O novo presidente é casado e tem dois filhos, estudou em universidades nos Estados Unidos e começou a trabalhar na empresa de sua família, a Corporacion Noboa, ainda jovem.

A campanha de Noboa foi construída em proposta focada na juventude e na criação de empregos e oportunidades, além de promessas de enfrentamento à crise de segurança no Equador ligada ao crime organizado. O país vive seu pior período de violência, onde a taxa de homicídios por 100 mil habitantes passou de 5,8 em 2017 para 25,62 em 2022. 

A campanha eleitoral deste ano foi marcada pelo assassinato do candidato Fernando Villavicencio, jornalista investigativo morto com tiros na cabeça ao sair de um comício em Quito no início de julho. Um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas reivindicou autoria, mas a Promotoria do país continua investigando o caso. Cerca de 82% dos mais de 13,4 milhões de equatorianos que estavam habilitados a ir às urnas foram votar neste domingo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.