As cerimônias deste ano do feriado do Dia da Independência, no dia 7 de setembro, em Brasília deve contar com a participação de cerca de dois mil militares, que irão desfilar pela Esplanada dos Ministérios e fazer demonstrações aéreas na capital federal. A expectativa do Palácio do Planalto é que 1.000 membros do Exército Brasileiro, 600 da Marinha do Brasil e 400 da Força Aérea Brasileira (FAB) realizem uma marcha para um público estimado de 30 mil pessoas.
Com o tema “Democracia, soberania e união”, o desfile militar será comandado pelo general de Brigada Rafael de Castro Trovizo, comandante da 11º Região Militar, também conhecida como Região Tenente-coronel Luiz Cruls.
A abertura das comemorações, conforme o Estadão, está prevista para começar às 9 horas, sendo feita pela Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas (1ºRCG), os Dragões da Independência. Também será feito um coral composto por alunos do Colégio Militar de Brasília, que executarão o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência. Logo após, o general Ricardo Piai Carmosa, comandante militar do Planalto, apresentará toda a tropa para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio, o terceiro sargento Hebert Conceição, será o responsável por começar o desfile cívico, conduzindo o fogo simbólico da Pátria. O atleta será acompanhado por esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília que, segundo o Planalto, “representam o futuro do povo brasileiro”.
Brasil Apreensões de canetas emagrecedoras contrabandeadas mais que dobram em 2026, diz PF
Brasil Cenipa aponta falhas da Voepass e cultura de omissão como causas de acidente com 62 mortos
Brasil Caminhoneiros iniciam greve nacional nesta segunda-feira (13)
Brasil Estudo aponta que 63 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais abandonaram escola antes de concluir ensino básico
Brasil Brasil rebate investigação dos EUA e defende PIX em resposta oficial
Brasil Lula lança nova fase do Desenrola para quem paga as contas em dia; veja como vai funcionar