Terça, 07 de Maio de 2024
Cidades Micareta de feira

Governo do Estado anuncia investimentos em atrações e serviços para a Micareta de Feira

Entre os serviços, destaca-se o trabalho na área de Segurança Pública, com a participação de quase 7 mil profissionais, além de uso de câmeras de reconhecimento facial e de videomonitoramento.

17/04/2023 18h32
Por: Redação
Governo do Estado anuncia investimentos em atrações e serviços para a Micareta de Feira

Depois de três anos sem a realização da festa, devido à pandemia de Covid-19, a Micareta de Feira está de volta e contará com o apoio do Governo do Estado, tanto na contratação de atrações, como na oferta de serviços essenciais. Durante a Micareta, que vai acontecer de 20 a 23 deste mês, o governo vai patrocinar a apresentação de Ivete Sangalo, Psirico e Thiago Aquino. Entre os serviços, destaca-se o trabalho na área de Segurança Pública, com a participação de quase 7 mil profissionais, além de uso de câmeras de reconhecimento facial e de videomonitoramento.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) vai reforçar as equipes de plantão do Hospital Clériston Andrade, além de colocar no circuito da festa posto de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Entidades de matriz africana vão participar da folia com apoio da Secretaria de Cultura. Já a secretaria estadual de Políticas para as Mulheres vai promover campanhas de combate ao assédio e violência contra a mulher.

Veja a seguir os destaques da programação e das ações do Governo do Estado para a Micareta de Feira 2023.

Atrações

Ivete Sangalo se apresenta na quinta-feira (20). No sábado (22), será vez a Psirico. Para completar, haverá um arrastão com Thiago Aquino no dia 24.

Segurança Pública

Cerca de 5,3 mil policiais militares vão atuar durante a Micareta de Feira. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) vai disponibilizar 393 policiais civis, 886 bombeiros, 55 servidores do Departamento de Polícia Técnica (DPT), entre outros profissionais, para atuarem na festa.

A SSP ainda terá uma ampla estrutura formada por 11 portais de abordagem, com foco na apreensão de armas e reconhecimento facial; 57 pontos elevados de observação; nove postos policiais; um Hospital de Campanha, um posto de Comando de Bombeiros e três unidades instaladas em salas do Centro de Educação Profissional em Saúde: Delegacia do Adolescente Infrator, Delegacia Especial de Área e Departamento de Polícia Técnica. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funcionará com duas unidades móveis, estacionadas na Avenida Juracy Magalhães Jr.

Saúde

A Sesab vai promover o reforço nos plantões médicos, de enfermagem e administrativo do Hospital Clériston Andrade, além de ampliar a frota de ambulâncias e elevar os estoques de medicamentos e insumos. Um posto de testagem vai funcionar na área da antiga Norauto, para realizar exames de detecção de doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C. A unidade tem capacidade para realizar mais de 800 exames por dia. As pessoas que testarem positivo já saem com a data marcada para uma consulta, solicitações de novos exames e orientações sobre o tratamento. Também serão distribuídos preservativos.

A Fundação Hemoba promove a campanha Micareta Solidária, até 19 de abril, para aumentar a captação de doadores de sangue no período que antecede o Carnaval fora de época.

Entidades negras

A Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA) vai apoiar 15 entidades de matrizes africanas, entre blocos afro, de samba e afoxé. Além de apoio às entidades locais, a Secretaria apoiará a apresentação de Negra Jhô e Corte Africana, Banda Didá, Afoxé Filhos de Gandhy e Malê De Balê na festa da cidade conhecida como “Princesa do Sertão”.

Combate ao preconceito

A unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela estará presente na Micareta de Feira de Santana. O serviço, vinculado à Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), realizará atendimento preventivo, acolhimento e acompanhamento de casos de violação de direitos nas esferas racial e religiosa no maior carnaval fora de época do país. A unidade móvel vai funcionar das 11h às 19h, com uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos das áreas de Serviço Social, Psicologia e Direito. As denúncias também poderão ser registradas no Plantão Integrado dos Direitos Humanos, e por meio dos telefones (71) 3117-7448 e 0800 284 0011.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.