O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) que se manifeste em cinco dias sobre a agressão à jornalista Vera Magalhães.
O ofício assinado pela procuradora geral eleitoral de São Paulo Paula Bajer também abre a possibilidade de que ele se apresente pessoalmente ao órgão.
“Expeça-se ofício ao Deputado Estadual Douglas Garcia, candidato a Deputado Federal, solicitando esclarecimentos, por escrito, no prazo de 05 dias, sobre os fatos ocorridos em 13 de setembro de 2022. Se assim desejar, sem prejuízo dos esclarecimentos por escrito, poderá agendar dia e horário para comparecimento à Procuradoria Regional Eleitoral para prestar informações pessoalmente”, diz o documento.
Além dessa medida, o MPF também pediu “à Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise do Ministério Público Federal a busca de vídeos e correspondente certificação, mensagens e dados nas redes sociais de Douglas Garcia, Deputado Estadual e candidato a Deputado Federal, que tenham relação com os fatos e conflitos envolvendo a jornalista Vera Magalhães, bem como notícias publicadas em veículos de comunicação na internet”.
A procuradora também pede que a jornalista seja convidada a comparecer à PGE de São Paulo.
Agressão durante debate eleitoral para governo de SP
Nesta quarta, a jornalista Vera Magalhães foi hostilizada pelo deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia, após o debate da TV Cultura entre candidatos ao governo de São Paulo.
“Este senhor é deputado estadual bolsonarista em São Paulo. Se chama Douglas Garcia. Veio me xingar, me agredir, enquanto eu estava sentada no debate. É assim que essas pessoas tratam a imprensa”, declarou Vera em vídeo.
Garcia filma a jornalista e questiona valores de seu contrato com a TV Cultura – perguntando se ela “assinou um contrato de meio milhão de reais para falar mal do presidente da República?”.
“Você é deputado e veio para fazer essa palhaçada?”, pergunta Vera posteriormente. “Eu tenho vergonha na cara, o contrato é de R$ 200 mil, eu publiquei e você sabe”, continua.
O bate-boca permaneceu, até que o diretor de jornalismo da TV Cultura e âncora do debate, Leão Serva, toma o celular de Garcia e o arremessa.
O deputado expôs que “fez um questionamento válido à Vera Magalhães sobre o contrato com a TV Cultura e sobre as críticas costumeiras tecidas por ela ao Presidente da República”.
Por CNN Brasil
Foto: reprodução/redes sociais
Política Mendonça prorroga inquérito do caso Master por mais 60 dias
Política Lula aciona PF para investigar aumentos no diesel
Política PT aciona TSE contra Flávio e Carlos Bolsonaro por campanha antecipada
Política Bolsonaro segue na UTI com pneumonia e ainda não tem previsão de alta
Política Deputado Robinson culpa Trump e Bolsonaro por alta nos combustíveis ao lembrar da privatização da RLAM no governo passado
Política Saiba quais são as pré-candidaturas já colocadas para Governo e Senado na Bahia