O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, classificou, neste sábado (23), a varíola dos macacos como uma emergência de saúde global. O anúncio se deu durante entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.
“Decidimos que o surto global da varíola do macaco representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional”, afirmou Adhanom, segundo o qual, é possível controlar o surto e parar a transmissão da doença com as atuais ferramentas das autoridades de saúde.
O diretor da OMS explicou ainda que foram considerados alguns fatores para a decisão, o primeiro deles se trata das informações compartilhadas pelos países, mostrando que o vírus monkeypox se espalhou em locais onde não havia sido detectado antes. Tedros afirmou ainda que a medida atende critérios do Regulamento Sanitário Internacional.
No Brasil, o Ministério da Saúde já confirmou mais de 600 casos da varíola dos macacos, sendo três deles em Salvador.
Saúde Envelhecer com saúde e autonomia: veja o papel da fisioterapia pélvica na vida da mulher
Saúde Dicas de lanches rápidos e saudáveis para aproveitar o Carnaval com energia
Saúde Anvisa aprova semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC
Saúde Check-up anual: especialista explica por que começar o ano priorizando a saúde
Saúde Cuidados com a alimentação e hidratação no verão; confira dicas para aproveitar com saúde
Saúde Especialista destaca cuidados com a pele das crianças durante as férias: proteção solar é prioridade