O deputado federal Túlio Gadelha (PDT-PE) pediu que o MPF (Ministério Público Federal) investigue a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, por improbidade administrativa. Na representação, Gadelha aponta que a ministra aproveitou o uso de um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) para dar "carona" a sete parentes da primeira-dama Michelle Bolsonaro.
"E ainda tem quem acredite naquele 'acabou a mamata' de Bolsonaro", ironizou Gadêlha.
Segundo o jornal "O Globo", o pedido do voo da FAB foi realizado por Damares sob a justificativa de participação em um evento do programa social Pátria Voluntária, gerido por Michelle Bolsonaro. A primeira-dama estava dentro do avião no dia da viagem.
Um decreto publicado em 5 de março de 2020 dispõe acerca da comitiva de voos do Comando da Aeronáutica: "A comitiva que acompanha a autoridade na aeronave do Comando da Aeronáutica terá estrita ligação com a agenda a ser cumprida, exceto nos casos de emergência médica ou de segurança".
Em janeiro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou José Vicente Santini, então secretário-executivo da Casa Civil, de "imoral" por usar, sem autorização, um avião da FAB para ir até à Índia.
Na noite da viagem, Michelle e Damares estiveram na comemoração do aniversário de 30 anos do maquiador e amigo de ambas, Agustin Fernandez, em Moema, bairro nobre da capital paulista. A festa tinha um bolo preto e dourado de quatro andares, mesa recheada de doces, lembrancinhas, flores e até uma cabine de fotos. Agustin publicou fotos acompanhado de Michelle e da ministra. O ministro do Turismo, Gilson Machado, e sua esposa, Sarita Pessoa, também estiveram no evento.
Política PGR chama dinheiro de Vorcaro para filme de ‘aporte ilícito’ e aponta atuação de Eduardo Bolsonaro
Política Mendonça determina soltura de ex-procurador do INSS investigado pela PF
Eleições 2026 Real Time: Jerônimo e ACM Neto têm empate técnico no 1º e 2º turnos ao governo da Bahia
Política Fachin dá 72 horas para Mendonça responder sobre afastamento de diretores da PF
Política Comissão aprova fim da ‘taxa das blusinhas’ em compras de US$ 50
Política CCJ do Senado aprova PEC que prevê fim da escala 6×1