A campanha de vacinação contra a gripe está disponível para todas as pessoas acima de 6 meses de idade em Salvador a partir desta segunda-feira (5)
De acordo com a prefeitura, a população pode buscar a imunização contra influenza (H1N1) de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h em todas as 107 salas de imunização da rede municipal em Salvador, além do drive do Shopping Barra.
A abertura da estratégia para o público em geral acontece após recomendação do Ministério da Saúde devida a baixa adesão à campanha de vacinação registrada em todo o país.
Até o momento, pouco mais de 316 mil indivíduos foram imunizados na capital baiana, o que corresponde a 32% do público eletivo residente no município estimado no início da estratégia.
A subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos, destaca que é importante a imunização contra influenza para evitar uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde. “Apesar do imunobiológico utilizado contra a gripe não ter nenhuma relação com o novo coronavírus, ambas as patologias apresentam sintomas semelhantes e as complicações causadas em decorrência das doenças inspiram praticamente os mesmos cuidados.”, pontuou.
Doiane eforçou ainda que as pessoas devem obedecer um intervalo de 14 dias entre os imunizantes da gripe e Covid-19.
O objetivo da vacina contra influenza é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe.
As unidades que disponibilizam a vacina contra gripe podem ser consultadas no site da prefeitura
Saúde Envelhecer com saúde e autonomia: veja o papel da fisioterapia pélvica na vida da mulher
Saúde Dicas de lanches rápidos e saudáveis para aproveitar o Carnaval com energia
Saúde Anvisa aprova semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC
Saúde Check-up anual: especialista explica por que começar o ano priorizando a saúde
Saúde Cuidados com a alimentação e hidratação no verão; confira dicas para aproveitar com saúde
Saúde Especialista destaca cuidados com a pele das crianças durante as férias: proteção solar é prioridade