Sexta, 26 de Abril de 2024
Educação Projeto remoto

Alunos do Santo Antônio desenvolvem exposição que mostra a evolução da energia e a reutilização de forma saudável

Apesar de estarem em aulas remotas, alunos trabalharam à distância, com o reaproveitamento de materiais e auxílio de professores e da família

07/04/2021 15h44
Por: Sérgio Di Salles
Sérgio Di Salles
Sérgio Di Salles

A eficiência energética é destaque de uma exposição promovida por alunos do Colégio Santo Antônio, com a orientação de professores, trazendo como tema principal: “O sertanejo tem, antes de tudo, energia”. A mostra teve início na terça 06 e ficará aberta à visitação do público no Boulevard Shopping até o dia 16. Nestes dez dias, os visitantes poderão fazer uma verdadeira viagem no tempo, acompanhando através de objetos, protótipos e maquetes a evolução da energia, as suas diversas formas e a reutilização saudável. 

Segundo Ivana Nunes, Coordenadora do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio, a exposição tem como principal objetivo trabalhar o assunto eficiência energética. “A ideia é desenvolver nos alunos uma consciência crítica reflexiva, mediante às realidades do dia a dia, como por exemplo, a questão da energia limpa, que possa ser reaproveitada, através do ambiente natural. Pensando nisso, nós trabalhamos a energia eólica, a energia solar, expomos aqui através de maquetes e protótipos mostrando um pouco da energia de hidrelétricas, enfim, tudo isso enfatizando um modo de uso de energia limpa”, contou.

Segundo a Coordenadora, todo o trabalho se deve à competência, produção e maestria de toda uma equipe. “Até mesmo para que os alunos pudessem realizar este projeto, eles precisaram da orientação e mediação dos professores, mas na verdade, não são só eles, é toda uma equipe que está envolvida, incluindo principalmente a família. O projeto não seria realizado se não tivesse o emprenho de todos. A medida em que as empresas trabalham, exploram, utilizam das energias e uma vez que a gente vem trabalhar com a eficiência energética, podemos conduzir e conscientizar para que as pessoas possam reaproveita-la de uma maneira saudável e natural”, disse Ivana. 

A exposição é uma parceria do Colégio Santo Antônio que recebeu o convite do Boulevard Shopping, e oferece aos visitantes uma junção do velho com o novo. “Isso é muito bem representado necessariamente na região nordeste. Temos aqui na exposição, como por exemplo, um ferro de engomar, os rádios antigos, ainda utilizados no final do século 19, uma máquina de costura, candeeiros e isso representa o velho, que inclusive a nossa região ainda faz uso, mas, também trouxemos o novo, que é representado através das maquetes, do cordel que é a poesia, uma junção do Nordeste com a modernidade. Temos protótipos de energia solar, o qual o Colégio Santo Antônio já faz uso também, então o pensamento é esse, trazer à tona a nossa realidade”, explicou a Coordenadora. 

Por ainda estarem em aulas remotas, Ivana Nunes afirmou que os alunos trabalharam com a mediação dos professores no reaproveitamento de materiais que eles já tinham em casa. “Para promovermos e colocarmos em exposição todos estes objetos que estão aqui expostos, os alunos fizeram uma reutilização, uma vez em que estamos vivendo um período de isolamento, não tinha como sair de casa em busca dos materiais, foi reuso de utilidades, com a orientação dos professores, através das aulas e tudo de maneira remota. Estamos mostrando tudo através das redes sociais, os alunos estão engajados na divulgação, inclusive foi de interesse deles, que pediram para fazer isso. Novos projetos estão por vir, apesar de estarmos vivendo aulas remotas, mas não podemos parar, estamos a todo vapor, não somente no ensino médio, mas também no fundamental, séries iniciais e anos finais. As aulas estão remotas, mas os projetos estão firmes, de pé”, concluiu a Coordenadora.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.