Quinta, 28 de Março de 2024
71 99208-9314
Entretenimento Covid-19

Xuxa sugere usar presos como cobaias: ‘Que sirvam pra alguma coisa’

Comentário foi feito em live da Assembleia Legislativa do Rio sobre defesa dos animais; horas depois, apresentadora se desculpou por fala

27/03/2021 12h29
Por: Redação
Foto: Record
Foto: Record

Xuxa Meneghel causou polêmica nesta sexta-feira (26) ao defender que remédios e vacinas sejam testados em presidiários. Segundo a apresentadora, assim, “pelo menos eles serviriam para alguma coisa antes”. A declaração foi feita durante uma live da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro sobre direitos dos animais.

Após repercussão de sua fala, a “Rainha dos Baixinhos” publicou um vídeo em sua conta no Instagram com pedido de desculpas (assista mais abaixo).

Defensora da causa, a apresentadora de 58 anos conversava sobre bichos que são usados como cobaias. Atualmente vegana, ela já declarou ter chegado a ter 54 animais em casa.

Sobre testes de vacinas, ela declarou: “Eu posso não ser a favor. Mas, ao mesmo tempo, eu entendo que é uma necessidade nossa, de vida ou morte”. “Agora o cosmético eu acho que é desnecessário”, afirmou. “Xampu, maquiagem, o que seja, tudo… Acho totalmente desnecessário.”

“Acho que existem pessoas em vários lugares do mundo que falam: ‘Eu quero ser cobaia, eu vou ganhar por isso, eu empresto meu rosto, se der alguma coisa problema nenhum, se der [problema] no meu cabelo problema nenhum, eu ganho por isso’.”

Segundo Xuxa, essa seria a melhor forma de conduzir os testes daqui por diante. “Acho que as pessoas têm que usar mais esse caminho e não o que é mais fácil, [que é] pegar um macaquinho e vamos ver o que acontece, vamos pegar um bicho para ver o que acontece com o pelo do bicho, ou no olho, enfim…”

Foi quando ela chegou na parte mais controversa da fala. “Acho também que com remédios e coisas, eu tenho um pensamento que pode parecer muito ruim para as pessoas, que pode parecer desumano”, disse. “Na minha opinião, eu acho que existem muitas pessoas que fizeram muitas coisas erradas que estão aí pagando seus erros em ad eternum, para sempre em prisão, que poderiam ajudar nesses casos aí, de pessoas para experimentos.”

“Acho que pelo menos eles serviriam para alguma coisa antes de morrer, entendeu?”, afirmou. “Para ajudar a salvar vidas, com remédios, tudo.”

Apesar de o apresentador da live, Tiago Azevedo, ter concordado com ela, a própria “rainha dos baixinhos” reconheceu que a posição era polêmica. “Vai vir um pessoal que é dos direitos humanos e vai dizer: ‘Não, eles não podem ser usados'”, disse.

“Se são pessoas que já estão provados (sic) que vão viver 60 anos na cadeia, 50 anos na cadeia, e vão morrer lá, acho que poderiam usar um pouco da vida delas pelo menos para ajudar algumas pessoas, provando remédios, provando vacinas, provando tudo nessas pessoas para ver se funciona, entendeu?”, declarou. “Essa é a minha opinião, já que vai ter que morrer na cadeia, que pelo menos sirva para ajudar em alguma coisa.”

No Brasil, não existe prisão perpétua. A pena máxima de prisão é de 40 anos, de acordo com a lei 13.964, de 2019, sancionada em dezembro pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Até então, o máximo que alguém podia ficar preso no país era 30 anos.

‘Errei e estou aqui pedindo desculpas’

Na madrugada deste sábado (27), Xuxa publicou um vídeo em seu Instagram se desculpando por ter sugerido que vacinas e remédios sejam testados em presidiários.

“Eu errei e estou aqui pedindo desculpas”, declarou. A apresentadora disse que não usou as palavras certas ao se expressar.

Assista ao vídeo:

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.