A disputa eleitoral em Itaberaba, a 280 km de Salvador, com uma população de cerca de 65 mil habitantes, sendo, destes, um pouco mais de 42 mil eleitores, caracteriza-se pela divisão da família Mascarenhas. Um tio e o seu sobrinho serão candidatos a prefeito da cidade em lados opostos. Atual gestor do município, Ricardo Mascarenhas, do PP, terá como adversário João Filho, do PL, ex-prefeito.
Os dois são os únicos, até a publicação desta matéria, que registraram as candidaturas no DivulgaCand, sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na primeira eleição de Ricardo, em 2016, João, que estava de saída da administração municipal após oito anos de governo, apoiou o parente sob a bênção do vice-governador da Bahia, João Leão. Na época todos eram do PP.
A briga familiar, no entanto, não é novidade. Em 2012, o também ex-prefeito Jadiel Almeida Mascarenhas, irmão de João Filho e pai de Ricardo, declarou apoio Delsuc Moscoso (PSDB), opositor do então prefeito. Na ocasião, João venceu o pleito.
BA Bahia atinge marca de nove mil profissionais da Segurança Pública
BA Páscoa impulsiona produção de chocolates da agricultura familiar no sul da Bahia
Bahia Aposta de Salvador fatura mais de R$ 58 mil na Mega-Sena
BA Governo sanciona lei que autoriza mercados da Bahia a vender medicamentos
BA Câmara de Teixeira de Freitas abre CPIs para investigar Prefeitura
Bahia Sesab regulamenta acesso a imóveis para contenção de risco à saúde pública na Bahia