O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclareceu hoje (21), em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, a alta nos óbitos apontados diariamente no boletim de coronavírus do estado. De acordo com ele, o número não representa um aumento recente nas mortes por Covid-19 .
“Nós, há cerca de três semanas, descobrimos que havia uma grande subnotificação de óbitos nos municípios de pequeno porte e também em hospitais privados. Desde lá nós estamos fazendo um enorme esforço, inclusive com empréstimos de funcionários do SAC que estavam em home office, para resolver esse problema”, explicou o secretário.
Ainda de acordo com Fábio, a Sesab entrou em contato com 417 secretarias municipais de Saúde baianas, incluindo Salvador, para que entrassem no sistema de notificação do Ministério da Saúde e concluíssem as investigações dos óbitos. “Uma morte por Covid-19, que é de interesse epidemiológico, é diferente de outros falecimentos, porque precisa de toda a checagem. Então ao longo dessas últimas três semanas a gente tem feito esse mutirão e isso deu resultado. Tanto que quando a gente vai olhar a data dos óbitos nos boletins, dá pra ver que não foram 74 somente ontem, porque 85% tem mais de uma semana e 50% tem mais de 15 dias. Esse rastro vai até quase dois meses atrás”, afirmou ele.
Bahia Governo da Bahia contrata empresa para reparos no Forte São Marcelo
BA Estudantes da rede estadual da Bahia têm até 4 de novembro para atualizar cadastro
BA Movimentos articulam nome de promotora negra Lívia Sant’Anna Vaz para o STF
BA Eleições 2026: cerca de 120 mil passagens gratuitas foram emitidas
BA Primeira-dama de Jequié é exonerada após postagem contra eleitores de Lula
Nahia TRE da Bahia revoga prisão de secretário de Transporte de Salvador após retenção de ônibus