A Justiça Eleitoral cancelou mais de 90 mil títulos na Bahia e mais de 7 mil em Salvador. O quantitativo de pessoas que tiveram documento cancelado por ausência aos três últimos pleitos – cada turno é contabilizado como uma eleição – foi divulgado na última sexta-feira (24).
Para saber se o título foi cancelado, o cidadão precisa consultar a situação no portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na área de “Eleitor e Eleições – Situação eleitoral – consulta por nome ou título”. Caso prefira, o eleitor também pode comparecer a qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação com foto.
Regularização
Quem teve o título cancelado deverá pagar uma multa e, em seguida, poderá fazer a regularização da situação no seu cartório eleitoral, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.
A regularização somente será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão de direitos políticos, por exemplo.
Consequências
O eleitor que teve o documento cancelado poderá ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e pegar empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concursos públicos; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Feira de Santana Justiça condena família a pagar mais de R$ 1 milhão por manter mulher em condições análogas à escravidão por 42 anos
Feira de Santana Tecnologia revoluciona acesso a shows e grandes eventos em Feira de Santana
Feira de Santana TRF1 mantém decisão que absolve José Ronaldo em caso de improbidade administrativa
Feira de Santana Estado cede terreno para construção de policlínica em Feira de Santana
BA Candeias: Centro POP realiza palestra educativa sobre prevenção de hepatites virais para pessoas em situação de rua