Segunda, 02 de Fevereiro de 2026
Brasil Brasil

Após um ano e meio, número de lojas fechadas volta a subir

De acordo com informações do Estado de S.Paulo, entre janeiro e março, 39 pontos de venda fecharam as portas no país

27/05/2019 08h59
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Após quase um ano e meio no azul, o comércio varejista voltou a fechar mais do que abrir lojas no primeiro trimestre. De acordo com informações do Estado de S.Paulo, entre janeiro e março, 39 pontos de venda lacraram as portas no país.

Ainda segundo o jornal, o número é pequeno, mas emblemático, pois indica grande mudança de rota. E confirma o quadro de estagnação da economia, já apontado por outros indicadores.

No último trimestre de 2018, o saldo entre abertura e fechamento de lojas foi positivo em 4,8 mil unidades. O ano passado também tinha sido o primeiro ano positivo de inaugurações depois da recessão, com 11 mil pontos de venda abertos. O saldo de lojas de 2018 é pequeno comparado às 220 mil lojas que o varejo perdeu entre 2014 e 2017. Mas era importante porque sinalizava a recuperação do setor, agora ameaçada.

Os dados de abertura de lojas fazem parte de estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC) feito com base nas informações prestadas por empresas formais e com vínculo empregatício, reunidas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.